Líder reconhece o erro e muda – Parte II

LÍDER RECONHECE O ERRO E MUDA – Parte II

“Uma coisa que as pessoas prezam muito é a verdade! E infelizmente isso não está muito na moda…” Gilson Lírio
Na parte I do artigo, comentei um pouco sobre conhecer o liderado, se mostrando  interessado pelo outro.
Percebo que existem gestores que passam 90% do tempo falando dos seus sucessos, das suas vantagens, das suas glórias e da sua influência. Ao final, fazem uma pergunta sobre a vida do seu liderado e ainda esquece a resposta dada por ele.
O líder não pode achar que uma comunicação deve ser algo do tipo “vamos ver o que vai dar”. Ele tem que criar uma comunicação intencional, com vontade verdadeira de se aproximar do seu liderado.
Costumo falar que o líder deve agir como um pai, tendo os liderados como filhos.
Agora, já que você conhece seu liderado, já criou uma certa comunicação com ele, apresente-se. Como? Será que você já se apresentou ao membro da sua equipe de verdade?
Fale dos seus sonhos, seus anseios, quem sabe até dos seus medos, das suas frustrações. Um líder precisa passar a ideia de que é um ser humano. Não precisamos colocar uma máscara, fechar a cara e fingir que somos invencíveis ou que nada nos assusta! Isso vai é fazer com que o outro se assuste.
Lembre-se que as pessoas precisam primeiro aceitar o líder para depois aceitar sua visão e elas não aceitarão um líder que se veste de uma armadura, incapaz de ser atingido.
Verdade
Uma coisa que as pessoas prezam muito é a verdade! E infelizmente isso não está muito na moda e muitos pensam que se falarem dos seus insucessos, fará com que se tornem vulneráveis, fragilizados, deixando a impressão de que são derrotados. Não! Precisamos aprender com nossos erros e na comunicação de sinceridade que você está criando com seu par, isso é fundamental. Diga a verdade!
Isso trará confiança nessa relação!
Iniciando sua relação assim, você estará criando uma base sólida entre você e o outro.
Agora, se até esse momento você não tem agido assim como líder, é tempo de voltar e recomeçar, pois o líder reconhece o erro e muda.
Reconheça que precisa mudar. Peça perdão se for necessário e inicie uma nova história para sua liderança. Não é vergonha para ninguém fazer isso. Pelo contrário, isso é prova de amadurecimento!
O que acha? É possível?
Um forte abraço e fique com Deus.
GILSON LÍRIO
Administrador, palestrante e fundador da FLAG Soluções Corporativas
Um forte abraço e fique com Deus.
GILSON LÍRIO
Administrador, palestrante e fundador da FLAG Soluções Corporativas