Categorias
Liderança

Líder é humano. Por isso também erra!

“O grande dilema não é errar, mas como você encara sua humanidade!”

É comum vermos pessoas que ocupam cargos de gestão se justificando, tentando provar a todos que não cometeu uma falha, seres que vivem procurando culpados para tudo. Sempre a culpa é do outro.
Já ouviu o ditado de que chefe não erra, se engana e, se engana é porque alguém o induziu?
Pois é! Muita gente age exatamente dessa forma. Carrega um fardo enorme nos ombros, pois acredita que não pode errar.
Temos uma cultura que massacra quem comete erros!
Imagina um time perdendo uma classificação por causa da ousadia de um técnico. Não demora muito para que aquele que era ovacionado pela torcida começa a ser chamado de “burro”, não é mesmo?
Ouvimos sempre o ditado que diz: Errar é humano! Mas na prática isso nem sempre funciona.
É óbvio que uma pessoa é promovida a uma função de liderança, gestão, etc., devido a sua senioridade, capacidade de influenciar, de lidar com pessoas, ser assertiva nas suas escolhas, mas não pode ser ignorada a disposição de aprender e, ninguém aprende sem cometer equívocos. Um líder não deixa de ser humano.
Quando observamos a Bíblia Sagrada – o livro mais lido do mundo – percebemos grandes deslizes de líderes, desde falhas com a criação com filhos até decisões que afetaram toda uma geração. Será que há um motivo para essas histórias estarem registradas? Claro! Isso é para provar que líder também erra!
O que fazer então?
Ora, o líder deve ter a humildade para reconhecer que errou (quem sabe ao imaginar que seu sonho era o de todos, ou ao tomar uma decisão autoritária, por ter magoado alguém, etc.).
Reconheça sua humanidade e se desculpe, peça perdão, ao invés de procurar culpados.
Saiba que se você for apenas um chefe ou estiver apenas defendendo uma posição, pensará que cada falha é um fracasso, mas se colocar em posição de liderança de fato, saberá que isso foi mais um aprendizado. Isso tirará um peso enorme do seu ombro e, mostrando que é limitado, será mais fácil seus liderados se aproximarem mais de você.
O grande dilema não é errar, mas como você encara sua humanidade!
Pense nisso. Um forte abraço e fique com Deus
Gilson Lírio
Administrador, MBA em Marketing, palestrante, pastor evangélico
11 980455168
www.flagsolucoes.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *