Bendita crítica – Seja grato por ela

BENDITA CRÍTICA – Seja grato por ela

     “É melhor a crítica franca do que o amor sem franqueza” Provérbios 27:5

Será que sabemos lidar com críticas? Sei não, hein?

Há quem se sinta provocado quando é confrontado; outros ficam chateados visivelmente, enquanto alguns fingem aceitá-las, mas ficam se mordendo por dentro como que “soltando fogo pelas ventas”.

As críticas geralmente nos levam a sentir que estamos sendo julgados, pois expõem nossas falhas e nem sempre estamos preparados para isso, pois queremos ser perfeitos e é natural preferirmos elogios a críticas.

Como mecanismo de defesa temos a tendência de rebater a uma crítica com outra, ou franzir a testa, manifestando ódio no olhar. Até sem raciocinar, recusamos o comentário e às vezes até respondemos de forma mal educada.

E quando alguém quer apenas ajudar? Na intenção de ser amigo, se preocupando com o bem estar do outro, dá uma dica, uma orientação e recebe um retorno nada agradável e até injusto, ingrato.

Esse tipo de comportamento mostra que nem sempre temos maturidade para tolerar opinião contrária à nossa e, se queremos evoluir em nossa caminhada, temos que entender que pessoas pensam diferentes, que existe quem deseja o nosso bem e que nem sempre o método utilizado para demonstrar isso é do nosso agrado.

Se não aceitamos crítica ou opinião contrária, viveremos na mentira, com base em fingimento; enquanto a base de qualquer relacionamento é a verdade, honestidade, tolerância. Quantas pessoas não conseguem crescer profissionalmente ou em tantas áreas por não aceitarem a verdade!

Nem sempre as críticas chegam de forma construtiva, é verdade. E existem comentários que às vezes temos que ignorar, mas devemos ficar atentos, pois já aprendi até com comentários de crianças. Precisamos aceitar que somos falhos e se só recebermos elogios ou se buscamos sempre unanimidade, dificilmente poderemos avançar.

Cabe uma dica?

Receber uma crítica ou uma instrução não significa que você é menor que o outro. Pelo contrário! Aceitar um conselho e procurar mudar pode mostrar que você é forte, que aceita melhorar, crescer.

Se em 2018 você se deparou o tempo todo com essa situação (sempre respondendo aos críticos com desprezo, rejeitando sugestões, dicas e orientações para não dar “o braço a torcer” para o outro), que tal aproveitar esse início de ano para começar mudanças?

Faça de 2019 um ano diferente, sendo você a diferença!

Que tal um teste?

Você recebeu alguma crítica ou instrução hoje? Como você respondeu a ela? Pensou antes de responder ou já fulminou a pessoa com seu olhar demonstrando estar enfurecido?

Procure sempre ouvir, analisar e corrigir; pois a vida é feita de erros e acertos. Só precisamos estar atentos às dicas que a vida nos dá!

Um forte abraço

Fique com Deus

GILSON LÍRIO

Administrador e consultor de liderança

Contato: www.flagsolucoes.com