A VERDADE NA LIDERANÇA
“É comum as pessoas comprarem algo pirata, mas ninguém gosta que outro descubra os códigos fonte dos seus sistemas” Gilson Lírio
É comum ouvirmos e falarmos do jeitinho brasileiro, jargão popular que já nos leva a pensar: tem algo errado escondido aí!
E como achamos que o mundo é dos espertos, sempre queremos aplicar o tal “jeitinho”, mas torcemos para que não façam conosco.
E isso se aplica aos negócios? Claro que sim! O empresário sempre vê um jeito de burlar alguma coisa, mas quando percebe que alguém lhe “passou a perna” traz seu discurso moralista: não se pode confiar em ninguém! Fazemos tudo correto, mas os outros sempre querem nos afundar!
É comum as pessoas comprarem algo pirata, mas ninguém gosta que outro descubra os códigos fonte dos seus sistemas. Às vezes deixa de pagar algo que é devido, mas não aceitam receber um troco menor que o devido. E por aí vai.
Nós estamos acostumados a ver as coisas em partes; não olhamos o todo e, quando alguém sinaliza que não aceita um suborno, ou não gosta de mentir, ainda que seja uma mentirinha, ouve em coro a resposta: ninguém vai para frente sem fazer maracutaia. Será que é isso mesmo? Ou é porque acostumamos com o resultado a curto prazo e achamos que a verdade atrapalha?
Procuro falar em minhas palestras que um líder precisa ter empatia. Quando você incorpora isso à sua vida, trabalha para não fazer com o outro o que não gostaria que fizessem contigo, ainda que tivesse um prejuízo momentâneo.
Só para ilustrar, pense quando você foi comprar um equipamento e o vendedor garantiu que a entrega seria feita em 5 dias e não chegou. Por que você ficou furioso? Imagino que seja pela mentira, se sentiu lesado, enganado, etc.
Na cabeça do vendedor, naquele momento pode ter passado que se não mentisse, você não levaria (aqui acreditando que o vendedor sabia que não chegaria no prazo).
Agora, e se o vendedor dissesse que chegaria em até 7 dias e chegou exatamente como prometido?
O vendedor correu o risco de perder a venda, você se frustrou temporariamente, mas a verdade prevaleceu.
O que falou mais alto para você?
Você gosta quando um corretor insiste que uma casa é linda quando todos dizem que é horrível?
Você gosta de ouvir a vendedora afirmando que uma roupa te vestiu muito bem, quando você não consegue nem respirar direito com ela?
Então, pense bem antes de querer ganhar a vida na mentira, utilizando um jeitinho que está acabando com nosso país.
No mundo dos negócios, não há lugar para quem só pensa em si mesmo. Você não consegue ter uma vida de princípios na vida pessoal se não tem essa afirmada na profissional.
A mentira começa como um desafio, o que acaba atraindo muita gente que cai nessa tentação. Quando se começa a mentir, aos poucos vai tomando gosto por isso e chega uma hora que não consegue mais parar, tornando-se um vício incontrolável.
O grande desafio de um líder é defender a verdade. Você está disposto a isso?
Lembre-se: O que você está plantando, irá colher e os frutos sempre são mais volumosos e em maior quantidade que as sementes lançadas!
Pense nisso, um forte abraço e fique com Deus!
Gilson Lírio
Administrador com MBA em Marketing
Palestrante e autor de artigos voltados à Liderança, Atendimento e Qualidade
Categorias